Voltando ao peso normal após a gravidez

Voltando ao peso normal após a gravidez

Voltando ao peso normal após a gravidez

Voltando ao peso normal

Depois do nascimento do bebê, toda mulher deseja voltar ao peso que tinha antes da barriguinha começar a crescer.

Isso é normal e até saudável, mas o problema é que algumas mulheres fazem dietas por conta própria, eliminando calorias fundamentais não só para sua saúde, mas também para a saúde do bebê. Então como voltar ao peso normal após a gestação?

Nos primeiros dias após o parto, a perda de peso é rápida! No momento do nascimento já se perde, em média, 5 kg (contando o peso do bebê e da placenta). Durante a primeira semana também são perdidos, mais ou menos, 2kg originados de líquidos retidos pelo corpo que são eliminados na urina.

Voltando ao peso normal

Durante a gestação é normal engordar de 9 à 12kg, e estes números são fáceis para serem perdidos de maneira natural, com uma alimentação balanceada e exercícios físicos.

A amamentação também auxilia na retomada de peso, pois quando a mulher amamenta ela perde calorias adquiridas ao longo da gestação. Por isso dietas radicais não devem ser feitas, pois contribuem com a falta de nutrientes necessários para a nutrição do bebê.

O corpo levou 9 meses para mudar durante a gestação, então é normal que ele leve o mesmo tempo para voltar ao que era antes da gestação. Porém, cuidar da alimentação é indispensável.

Uma dieta baseada em frutas, verduras, legumes, carnes magras, peixes, grelhados, gordura saudável (como azeite e castanha), cálcio e muita água é o ideal para perder peso sem prejudicar a alimentação. Evite massas, pães, doces e refrigerante.

Voltando ao peso normal

As atividades físicas não são recomendadas logo depois do parto, pois nas primeiras semanas é recomendado repouso, principalmente para quem realizou a cesariana.

As atividades são liberadas um mês após o parto normal e 40 dias após a cesariana, devendo ainda ser feitas sem muitos esforços para não diminuir a produção de leite. Um dos exercícios mais indicado é o pilates (30 minutos por dia, 3 vezes por semana).

Depois da atividade física é recomendado que se espere ao menos 1 hora para amamentar, pois assim o gosto do leite não vai estar alterado.

Voltando ao peso normal

Para mulheres que desejam fazer cirurgias plásticas para retomar o corpo, o ideal é que espere. Nesse período o corpo está mudando, a quantidade de hormônios não estão estáveis e ainda existe a amamentação.

O certo é esperar de três a seis meses após parar de amamentar, pois nesse tempo os hormônios vão estar se normalizando, além do que a medicação e anestesia podem influenciar na alimentação do bebê. Parar de amamentar para realizar cirurgias que não são de extrema urgência deve ser descartado pela mãe.

Voltando ao peso normal

Isadora Romagnolli
Tags: CORPO MULHER
0 comentários para "Voltando ao peso normal após a gravidez"
Deixe seu comentário
Nome*:
Email*: (não divulgado)
Website:
Comentário*: